domingo, 1 de maio de 2011

A Física empenhada em soluções Tecnológicas

A Física está indo além dos cálculos como muitos pensam, ela está também tentando criar soluções tecnológica para tentar diminuir os impactos ambientais. Os Físicos foram um dos primeiros a perceberem a ocorrência desses impactos e estão se dedicando ao máximo nesse meio, onde livros sobre o assuntos estão sendo lançados como o de Eduardo Landulfo, "Meio Ambiente &Física".


No livro o autor conta sobre as tentativas da Física de criar novos inventos e ressalta sobre assuntos climáticos, o caso de Chernobyl, efeitos dos raios ultravioletas entre outros.O livro também deixa claro que o assunto ambiente é interdisciplinar. Voltando para as tecnologias que tentam ajudar a diminuir a poluição, temos o exemplo do precipitador eletrostático utilizado em indústrias de grande porte para fazer a limpeza do ar antes que seja lançado para atmosfera. Onde coletam partículas dos gazes poluentes e carrega eletrostaticamente as partículas e depois as capta por meio de atração eletromagnética.

O site Brasil escola ensina a montar um precipitador e explica que é importante o entendimento da Física e de outras disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário