terça-feira, 3 de maio de 2011

Dois efeitos da poluição atmosférica.

Há indícios cada vez mais evidentes de que a ação humana vem causando mudanças desfavoráveis no meio ambiente do planeta. A tal ponto que se não forem alterados os paradigmas de desenvolvimento em vigor, a humanidade se coloca em uma condição de elevado risco para sua própria existência. Dois problemas resultantes desse comportamento estão associados à poluição resultante do modo de vida moderno e são conhecidos como o Aquecimento Global e o Buraco na Camada de Ozônio.

Aquecimento Global:

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa possibilita que as temperaturas no planeta mantenham-se dentro de uma determinada faixa, adequada para a manutenção da vida como a conhecemos. Acredita-se que aumento da emissão de gases resultantes da atividade humana nas últimas décadas, princialmente os oriudos da queima de combustíveis fósseis, tem intensificado esse efeito, ocasionando um aumento na temperatura média do planeta, fenômeno este conhecido como aquecimento global.

Buraco na Camada de Ozônio:

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. É um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. Hoje, pelo efeito de
alguns gases lançados na atmosfera essa camada vem sendo gradativamente enfraquecida, permitindo que os raios ultravioleta emitidos pelo Sol alcancem a superfície da terra com maior intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário